A 42ª edição do Congresso da Associação de Entidades Organizadoras de Congressos da América Latina (COCAL) começou a ganhar forma com seu lançamento oficial em Fortaleza, no Ceará, durante a EXPOLOG – Feira Internacional de Logística em 26 de novembro de 2025. O anúncio marca o início da organização do evento que, em 2026, vai reunir os principais executivos da indústria MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da América Latina e do Caribe, reforçando a importância estratégica do setor de eventos corporativos para a economia regional.
O lançamento ocorreu no Centro de Eventos do Ceará (CEC), um dos maiores e mais modernos complexos de eventos da América Latina, com a presença de lideranças do setor e de representantes governamentais. Na cerimônia, o presidente da COCAL, Luiz Ricardo Martinez, destacou que o congresso não é apenas uma vitrine para negócios, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural, gerador de empregos, integração e conhecimento para toda a região.
Fortaleza foi oficialmente escolhida como sede em julho de 2025 durante reunião da COCAL em San Pedro Sula, Honduras. A cidade voltou a ser selecionada pela combinação de sua infraestrutura, conectividade, qualidade hoteleira e belezas naturais, além da experiência em receber grandes encontros internacionais — esta será a segunda vez que Fortaleza acolhe o maior congresso do setor na América Latina.
A escolha da capital cearense não foi isolada. Foi resultado de uma candidatura conjunta liderada por ABEOC Brasil, ABEOC Ceará, Fortaleza Convention & Visitors Bureau/Visite Ceará, as secretarias de Turismo do Estado e da Cidade de Fortaleza e com apoio da Embratur, reforçando a capacidade de articulação do trade turístico brasileiro.
O evento de lançamento também apresentou o tema central e os objetivos do COCAL 2026, que agora entram na fase de planejamento detalhado: fomentar alianças estratégicas, promover inovação e sustentabilidade no mercado de eventos e criar novas oportunidades de negócios para empresas e profissionais. A expectativa é que o congresso reúna participantes de mais de 30 países, ampliando a interação regional e global.
Autoridades locais veem o COCAL 2026 como uma oportunidade de fortalecer a presença internacional de Fortaleza e do Ceará no mapa mundial de eventos corporativos, atraindo investimentos e consolidando o turismo de negócios como um pilar da economia local. O governo estadual tem investido em ações para potencializar a atração de eventos de grande porte, fortalecendo a infraestrutura e a competitividade do destino.
Com isso, o Congresso COCAL 2026 promete não só ser um fórum de discussão e aprendizado, mas um ponto de inflexão para o setor de eventos da América Latina, projetando o Brasil como palco de debates, conexões e inovação em um mercado global cada vez mais dinâmico.







